Booking.com
//Penedo… Um pedacinho da Europa no Rio de Janeiro

Penedo… Um pedacinho da Europa no Rio de Janeiro

Mais um ano se passou, já estamos em dezembro, dezembro vem acompanhado das festas comemorativas, Reveillon, Natal… E quando falamos de Natal, uma figura comercial icônica ronda a mente de muitas pessoas, o bom velhinho de bochechas rosadas, com uma longa barba branca, vestido de vermelho, que distribuiu presentes para as boas crianças ao redor do mundo, o “Papai Noel”. E por falar nele, o destino a seguir é onde podemos encontrar para visitação a sua casa.

O distrito de Penedo fica no Parque Municipal Ecológico de Itatiaia, Penedo localiza-se na região sul do Rio de Janeiro, na divisa entre os Estados do Rio e São Paulo. É a principal colônia finlandesa do Brasil, por todos os lados ainda mostram-se marcantes na arquitetura de casas e edifícios comerciais, assim como a cultura local. Penedo é o bairro certo para quem quer relaxar e aproveitar a natureza, além de sentir um clima ameno e ter a experiência de sentir-se um pouquinho na Europa.

Booking.com

Dentre as inúmeras atrações de Penedo, as cachoeiras poderiam ficar em primeiro lugar para serem visitadas nos dias mais quentes, já que por lá existem muitas delas, apenas recomendamos que escolham com cuidado os dias e horários que irão visitá-las, por serem bastante populares e em sua maioria ficarem dentro de áreas de camping, qualquer mínimo espacinho é muito concorrido. Procure chegar bem cedinho se forem aos finais de semana.

 

A Serrinha do Alambari é de fato uma das principais paradas para quem gosta de natureza e está passando por Penedo, fica cerca de 20 minutos de distância da cidade indo de carro. A Serrinha começou a ser ocupada nos anos 70, quando foi criada uma unidade do Camping Clube Brasil, referência do local até os dias de hoje, abriga poços e cachoeiras incríveis, de fácil acesso e é o principal local de hospedagem da Serrinha. Nos anos 90, a Serrinha do Alambari foi transformada em uma área de proteção ambiental e lá foi criada a primeira Guarda Florestal do Brasil.

Entre os poços mais bonitos e procurados está O poço das Esmeraldas, possui águas verdes cristalinas, como as esmeraldas, excelente para nadar e fica  cerca de 5 km do centro de Penedo. É a queda mais cobiçada da área.

As Três Bacias, também conhecidas como Banheira de Pedra, é também uma das incríveis cachoeiras da Serrinha. Cercada pela mata nativa, é formada por três pequenas quedas formando, em cada uma delas, uma bacia ótima para dar um mergulho.

visitepenedo.com

Para quem gosta de história, o Museu Finlandês é parada obrigatória para conhecer costumes dos primeiros colonizadores finlandeses e da própria Finlândia,  ele exibe uma mostra de artesanato, livros, revistas, tapeçarias e outros utensílios. Fica na praça Finlândia, ao lado do clube Finlandês, que realiza a cada primeiro sábado do mês e também nos feriados e datas especiais, um baile, onde os visitantes podem aprender a dançar músicas típicas finlandesas. Também há um um grupo de tradições folclóricas que faz apresentações de dança durante o baile.

Quando foi criado em Penedo a Pequena Finlândia, juntamente foi criada a Casa de Papai Noel. O local é constituído de sobrados coloridos, típicos da Finlândia, uma pequena ponte cruza sobre um lago cheio de peixes, que leva até a Casa de Papai Noel, lá você poderá conhecer por dentro a residência de verão. O local é rodeado de sobrado típicos, muito coloridos, como no país, as ruas e lojas possuem placas em português e finlandês, é uma paisagem muito bonita e deslumbrante.

Além dessas atrações há muitas outras tão belas quanto, pode-se realizar passeios a cavalo pela cidade, pescar trutas nos pesqueiros locais, realizar trilhas morro acima pelo Pico do Penedinho e ter uma linda vista de Penedo e do vale, visitar a tradicional chocolateria de Penedo, a Casa de Chocolate. A cidade possui atrações incríveis, naturais, tradicionais, e até mesmo contemporâneas, possui lojas e restaurantes especializados em Truta e na cultura finlandesa. É uma cidade pequena com pouco mais de cinco mil habitantes, é tão tranquila que, do centro, a quem possui ouvidos apurados, escuta-se o som calmo das das águas das cachoeiras, seu clima fresco, de temperaturas um pouco mais baixas do que muitos de nós brasileiros estamos acostumados é um convite tentador aos  banhos de Sauna no fim da tarde.

Vale muito a pena visitar Penedo e suas belas paisagens naturais e cultura única.

Por Lorena Christine – Redatora de Conteúdo