Booking.com
//História e Religião. Você Sabe Qual o País a Adotar o Cristianismo Como Religião do Estado?

História e Religião. Você Sabe Qual o País a Adotar o Cristianismo Como Religião do Estado?

Você saberia dizer? De certo apostaria em Itália, afinal o Vaticano fica por lá, mas se eu lhe dissesse que não e que este país fica a bem próximo de lá?

Estou falando da Armênia, um país sem costa marítima localizado no continente asiático, numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso, cuja a  capital é Yerevan.  Denominada oficialmente de República da Armênia, foi considerada a primeira nação do mundo a adotar o cristianismo como religião de Estado no início do século IV.

Booking.com

A Armênia é um país pequeno e único, que vem crescendo nos últimos anos no que diz respeito ao turismo. O país está cravado na região da Eurásia, entre o continente asiático e o Leste Europeu, na fronteira com a Turquia. A região que compreende a atual Armênia é uma terra bíblica onde a Arca de Noé teria parado, segundo o relato do Gênesis, no monte Ararat, hoje localizado na Turquia.

Na Antiguidade, entre os anos de 321 a.C. e 428 d.C, o Império Armênio manteve um território gigantesco, que chegou a ocupar, uma área que começava onde hoje localiza-se o estado de Israel, passando por Jordânia, Iraque, Síria, Turquia, Irã, Azerbaijão e Geórgia.

Um país com uma história que data de tantos séculos só poderia guardar verdadeiras riquezas arquitetônicas, podendo ser considerado um verdadeiro museu de arquitetura antiga.

Atualmente, a Armênia é famosa por seus templos e igrejas cristãs.

A Catedral Etchmiadzin é a matriz da Igreja Apostólica Armênia, está localizada na cidade de Vagharshapat. Esta foi a primeira catedral (mas não a primeira igreja) construída na Armênia antiga, sendo considerada a mais antiga catedral do mundo.

                                                                               
A Catedral de São Gregório, o Iluminador, é a maior igreja armênia e está localizada em Yerevan, capital do país. A Catedral é o símbolo do aniversário de 1700 anos da proclamação do cristianismo como religião de Estado na Armênia.

O país é repleto de igrejas, ruínas e mosteiros que evidenciam a fé cristã de seu povo e valem cada segundo da visita. Suas paisagens naturais são um destaque à parte, com montanhas e lagos cristalinos.

O conhaque, por outro lado, faz parte da cultura armênia e está entre os melhores do mundo. Ararat é um brandy da Armênia que tem sido produzido pela Yerevan Brandy Company desde 1887. É feito a partir de uvas brancas e água nascente, de acordo com o método tradicional.

Um dos principais santuários da República é o mosteiro de Khor Virap, que fica bem próximo à fronteira com a Turquia. Originalmente este lugar abrigava uma prisão subterrânea, onde por treze anos São Gregório, o Iluminador, foi mantido a mando do rei Tirídates III.

Vale a pena viajar para este tão sublime país, uma verdadeira aula de história a céu aberto, sua população extremamente receptiva e calorosa, fazem do local um retorno ao passado , porém com muito estilo.

 

Por Rosana Soares – Redatora de Conteúdos

 

Quer aproveitar e fazer um roteiro incrível por muitas outras igrejas da Armênia? Faça um roteiro conosco!