Booking.com
//Um Paraíso Ameaçado Pelas Mudanças Climáticas

Um Paraíso Ameaçado Pelas Mudanças Climáticas

Um estudo publicado em 2015 por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o nível do mar subiu 1,2 milímetro ao ano entre 1901 e 1990, alcançando 3mm ao ano entre 1993 e 2010. As Organizações das Nações Unidades (ONU) calculam que, até 2100, o nível do mar pode crescer entre 26 a 82 centímetros em todo o mundo.

Um metro é o suficiente para o desaparecimento de algumas  nações. E muitos dos locais ameaçados pelas mudanças climáticas são destinos turísticos. Um deles é o Kiribati o país menos visitado no mundo e um verdadeiro paraíso do Pacífico.

Booking.com
“Parece ficção científica, mas quando se é confrontado com o risco de se ser submergido, juntamente com a família, que se pode fazer? Você saltaria para a plataforma, para uma ilha artificial ou não? Penso que a resposta seria sim”, afirmou o ex-presidente Anote Tong.

Localizado no centro do Oceano Pacífico — tem apenas 811km² de terra. Os outros mais de 3 mil de quilômetros são de mar cristalino. Kiribati, uma nação pequena e isolada, possui  alojamentos pequenos e aconchegantes para acomodar as almas corajosas que fazem a jornada para desfrutar de mergulho, surfe e pesca competitiva.

Em  Kiribati,as praias são lindas, a água é cristalina e a vegetação tem um verde tropical único. Esse paraíso é um destino perfeito  para férias paradisíacas.

Lá o grande contato com a natureza é um dos maiores atrativos, tornando o lugar perfeito para quem busca por um pouco de isolamento.

O lugar é fascinante mas, de  difícil acesso; os vôos são escassos, apesar de a Fiji Airways ter um voo semanal para Kiribati entre Nadji, Fiji, e Honolulu, Havaí. Porém, chegando a Kiribati, uma terra de relaxamento e beleza o espera.

 

No entanto,os dias de turismo em Kiribati, estão contados. O país sofre as consequências do aquecimento global e corre o risco de submergir ainda neste século. Kiribati está desaparecendo rapidamente. O país recentemente comprou 25 quilômetros quadrados de terra de Fiji , supostamente para que os cidadãos do país possam se mudar para lá antes que os efeitos da mudança climática tomem conta do país.

Antes que esse lindo paraíso desapareça, faça uma viagem para Kiribati, e aproveite para encontrar  um povo receptivo, um contato direto com a natureza intocável e unir forças para  que não só esse paraíso tropical, assim como, os demais que  encontram-se ameaçados pelas mudanças climáticas, possam ser ouvidos e ajudados pelas demais nações.

 

Por Rosana Soares – Redatora de Conteúdo