Booking.com
//Você sabe qual o local mais quente do planeta?

Você sabe qual o local mais quente do planeta?

“Rio 40° graus”— Diz a música de Fernanda Abreu (cantora pop brasileira). Será?

Uma expedição de cientistas foi ao lugar mais quente do planeta, o deserto de Lut, no Irã, investigar como é possível existir vida animal ali, mas não vegetação. Na área, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, as temperaturas chegam a até 70°C.

Booking.com
Reprodução: BBC

Deserto de Lut, conhecido também como Dasht –e Lut, localizado no sudeste do Irã, bem próximo da cidade histórica de Bam, é de longe o lugar mais quente da Terra.

Reprodução: BBC
70°C? Como assim?

Imagens de satélite mostraram o recorde de 70,7º C em 2005.

A geografia da região é o que provoca temperaturas tão altas – algumas áreas são compostas de rochas vulcânicas, que absorvem calor, e outras de dunas e vento forte.

“A combinação dessas circunstâncias, de superfície muito quente e muito vento, é o que provoca o calor extremo.

Lut é lindo, muito lindo e guarda alguns segredos. À noite, as temperaturas despencam,  e além de um céu claro de estrelas, o som das rochas se comprimindo assombram a noite gélida nesse lugar.

“Há espécies de animais que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.”

Mar escondido

Imagens de satélite também mostraram padrões de umidade no terreno

Amir AghaKouchak, professor de Hidrologia da Universidade da Califórnia em Irvine, afirma que quando chegaram ao lugar onde as imagens mostravam umidade, os veículos por eles utilizados ficaram  presos em vários centímetros de lodo.

“Essa foi a confirmação de que existia de fato água ali. E não se trata de um lugar pequeno. Acreditamos que se trata de uma área grande, a qual decidimos chamar de ‘o mar escondido de Lut’. Porque a água é salgada”, acrescenta.

 

 

Reprodução: BBC

O pesquisador sugere que a umidade surge das distantes montanhas que rodeiam a zona plana – as águas das ocasionais chuvas da primavera e do início do outono seriam drenadas até ali.

“Frequentemente avistamos pássaros mortos no deserto. A maioria são aves migratórias que provavelmente se perderam durante seu trajeto e terminaram chegando a Lut.”

Os pássaros que morrem na área são parte importante da cadeia alimentar.

Por Rosana Soares  –  Redatora de conteúdo