Booking.com
//Dos Franceses ao Reggae… Isso é Brasil!

Dos Franceses ao Reggae… Isso é Brasil!

Fundada no dia 8 de setembro de 1612, a cidade de São Luís, uma ilha e também capital do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses. Depois, ela foi invadida por holandeses e, na sequência, colonizada pelos portugueses. O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís IX, também chamado de “São Luís”.

Sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país atrai turistas do Brasil e do exterior e também pelo fato do seu litoral estar mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos e tendo o porto de Itaqui, o segundo mais profundo do mundo, é um dos mais movimentados para o comércio exterior no Brasil. A cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a capital também é conhecida pelos ritmos como tambor-de-crioula, reggae e bumba-meu-boi.

Booking.com
Foto: Tambor de crioula (portal.iphan.gov.br)

 

São Luís foi fundada pelos franceses, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registrada – seu belíssimo estilo arquitetônico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande.

 

Foto: Reprodução

Tombada pela Unesco, boa parte do casario colonial datado dos séculos 18 e 19 remete a uma viagem a um passado de prosperidade e ostentação.

Hoje, os antigos solares dos barões abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Os bares garantem o agito nas noites de sexta e sábado.

Nossa seguidora Taís Oliveira, agente LL (Lost Luggage) no aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro, andou visitando a capital do Reggae e  compartilhou  conosco um pouco da beleza que viu.

 

São José de Ribamar( acervo pessoal)

 São José de Ribamar é uma cidade repleta de belezas naturais, são paisagens sem igual que enchem de orgulho o ribamarense e encantam quem visita a cidade.

São José de Ribamar possui encantadoras praias urbanas com boa estrutura de pousadas e restaurantes.

praia de Banho é a mais acessível da cidade, fica próxima ao centro, na Avenida Beira-Mar. Nela encontram-se bares e restaurantes muito frequentados nos finais da semana.

Onde você pode degustar as famosas ostras com limão apreciando um belo pôr-do- sol.

Famosas ostras com limão de São Luis (Acervo Pessoal)

 

 

Praia da Litorânea (Acervo Pessoal)

 

 A Avenida Litorânea   é um dos cartões postais da cidade de São Luís. Ao longo da praia de São Marcos, encontram-se bares de estrutura de madeira e cobertura de palha no mesmo nível do calçadão, geralmente utilizado para realização de atividades físicas e uma parte destinada à ciclovia.

Na Jamaica brasileira, existe inúmeras opções de divertimento. Se você ainda não visitou São Luis do Maranhão, aproveite as férias e faça um roteiro com todomundoviaja.com

 Por Rosana Soares – Editora de conteúdo