Booking.com
//Que Tal Subir o Morro nas Férias?

Que Tal Subir o Morro nas Férias?

Morro de São Paulo possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. É um lugar conhecido  por suas belezas naturais e cultura rica. Nesta ilha se respira muita história também. Seu descobrimento foi no ano 1531, atribuído ao navegador português Martin Afonso de Souza. Teve grande influência no período colonial e em sua história foi alvo de pirataria e contrabando de mercadorias. Chegou a presenciar a Segunda Guerra Mundial quando os nazistas torpedearam e naufragaram os navios Arará e Itagiba em frente à Primeira Praia de Morro de São Paulo. Este motivo fez o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial.

Morro de São Paulo está situado 60 quilômetros ao sul da capital baiana,Salvador. Faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, apenas três delas habitadas. É distrito do município de Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé que tem conexão com o continente.
Com praias paradisíacas de águas claras e areia branca além de coqueirais e mata atlântica que compõem o cenário perfeito para os visitantes deste paraíso. Em Morro de São Paulo as praias são conhecidas por ordem numérica, Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia ou Praia do Encanto como também é chamada. Cada uma das praias tem sua história, trajetória e característica que oferecem diferentes opções para o turista.

Booking.com

Visitar os locais que mostram a história da Vila de Morro de São Paulo, como a Igreja de Nossa Senhora da Luz, Fonte Grande, passando pelo Casarão onde D. Pedro II se hospedou no século XVII, hoje pousada. O Farol, cuja trilha é recoberta pela mata, e o mirante do Farol, de onde tem a vista mais bela das praias de Morro de São Paulo. Descendo para o antigo Forte, onde, de suas muralhas ver o espetáculo fascinante do Pôr do Sol. Nos remete a época do Descobrimento do Brasil.

Uma volta ao Brasil colônia, história pra guardar no coração

A Primeira Praia é ideal para a prática de alguns esportes aquáticos como mergulho com cilindro, surf, wakeboard, tiroleza e banana boat.

Foto: https://www.morrodesaopaulo.org.br

Já a Segunda Praia é o lugar mais badalado durante o dia e a noite com festas até o amanhecer.
Para aqueles que gostam de badalação, agito e esportes(vôlei, futevôlei, futebol e frescobol) durante o dia é a dica de entretenimento e a noite as agitadas baladas. O Morro de São Paulo é famoso por suas festas todos os dias da semana o ano todo. Casas noturnas, luaus, bares e shows ao vivo garantem a diversão dos turistas. A noite começa nos bares e barracas de caipifrutas na vila e Segunda Praia, onde as pessoas esquentam para a festa. O horário que os locais abrem normalmente é a meia noite, porém as pessoas começam a chegar a uma hora da manhã. O término das festas depende do ânimo da galera.

Foto: https://www.morrodesaopaulo.org.br                                                               

 A Terceira Praia de Morro de São Paulo pode ser considerada uma praia calma e tranquila. Com infra-estrutura completa de hotéis luxuosos de grande porte e pousadas menores e mais simples, restaurantes, mercadinho e uma pista de pouso da empresa de táxi aéreo.

Se o cansaço bater e sentir aquela vontade de relaxar e meditar, procure as aulas de Yoga em Morro de São Paulo. Existem aulas abertas aos moradores e turistas. As aulas acontecem de duas a três vezes por semana, de manhã ou à noite. Um dos locais onde são realizadas as aulas de Yoga é na pousada Paraíso do Morro.

E SE O CANSAÇO CHEGAR…

Quarta Praia de Morro de São Paulo é a maior das praias da região, medindo 5 quilômetros de extensão, esta praia é pura natureza e além de preservar as belezas naturais, conserva o lado bucólico da ilha,  onde prevalece a tranquilidade. Mesmo em alguns períodos da alta temporada e feriados prolongados, podemos ver a praia deserta com apenas uma única presença: a da natureza exuberante e caracterizada pelos manguezais, vegetação nativa e extensos coqueirais.

Foto: https://www.morrodesaopaulo.org.br

Perfeita para quem procura sossego, pouco frequentada, tem águas transparentes e piscinas naturais de um lado e faixa de coqueiros do outro. Fica a cerca de meia hora a pé do centro da vila e vai ficando vez mais deserta à medida em que se distancia das outras.

Quinta Praia de Morro de São Paulo, conhecida também como Praia do Encanto, é a última das praias de Morro de São Paulo é a mais isolada. Com 1.600 metros é lugar onde não se escuta nem o  burburinho das outras praias, somente o barulho do mar e da brisa. São dois quilômetros de praia praticamente desertos.

O cenário é uma mistura de coqueirais e manguezais com areia branca e águas calmas. Poucas pousadas e hotéis compõem a infra-estrutura do local. É a mais preservada de todas, uma excelente opção para quem procura paz e tranquilidade, sendo considerada uma praia semi-deserta.

Em Morro de São de São Paulo há diversas atividades para realizar. É um lugar belíssimo, com praias e paisagens de tirar o fôlego, mas como em todo lugar turístico, redobre a atenção com a segurança.

Além disso, Morro de São Paulo se encontra na lista  das cidades mais baratas e bonitas para se visitar no Brasil.

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com.

Por Rosana Soares – Redatora de Conteúdo