Booking.com
//Salsa, Medellín, Ciudad Perdida… A Colômbia e Seus Encantos

Salsa, Medellín, Ciudad Perdida… A Colômbia e Seus Encantos

A cultura colombiana é muito semelhante a de outros países da América Latina.

O legado colonial dos espanhóis se estende por todo o país. Hoje, a cultura colombiana é uma mistura de tradições e costumes europeus e indígenas que se refletem na música, na arte, na literatura e na relação com a natureza.
O futebol é o vínculo que une a sociedade colombiana, também dividida em classes econômicas. Outra celebração que também reúne o povo colombiano é o carnaval. O carnaval ocupa um lugar muito importante na cultura colombiana e é uma festa muito aguardada ano após ano.

Booking.com

Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.

Em 2003, o Carnaval de Barranquilla ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.

Com personagens, danças e carros alegóricos – A Batalha das Flores, um desfile de carros alegóricos, grupos de dança e foliões fantasiados, marca o início do evento. 

Marimondas – personagens típicos do Carnaval de Barranquilla que vestem um capuz com um longo nariz e grandes orelhas – gigantonas e anões cabeçudos dividem as ruas com o Rei Momo, Maria Moñitas e o Homem Caimán.

A principal atração é a Carruagem da Rainha que chega para jogar flores ao público, acompanhada de uma grande corte de príncipes e princesas. No domingo, o ponto alto é a Grande Parada protagonizado pelas populares danças da garatuja (que simboliza o triunfo da vida sobre a morte) e da cúmbia (que simula o galanteio de um casal ao som de tambores e flautas)

A celebração segue com o Festival de Danças Especiais, o Festival de Orquestras, o Encontro de Comediantes, entre outras atrações, e se encerra na terça-feira,  com o Enterro de Joselito Carnaval, um dos personagens mais simbólicos do Carnaval de Barranquilla. Ele representa a alegria, mas morre após quatro dias de intensa festa. Seu corpo é chorado e sepultado pelas viúvas alegres que partilharam os dias de folia com ele.

Foram os espanhóis que trouxeram as celebrações católicas da Europa para as colônias colombianas. Índios e africanos escravizados aproveitavam para celebrar seus deuses na mesma data, com manifestações de agradecimento, danças folclóricas e paródias dos usos e costumes dos espanhóis.

Foto: Reprodução

A música é uma parte essencial da cultura da Colômbia, com grande carinho para a cumbia e o vallenato em todo o país. Artistas como Shakira popularizaram a música colombiana em todo o mundo. Gabriel García Márquez é a figura mais destacada da literatura colombiana, sendo a Colômbia o denominador comum de todas as suas obras literárias. Fernando Botero e seu inconfundível e mundialmente renomado estilo do abstrato, são o maior expoente da cena artística colombiana.

Uma estátua de cinco metros de altura da cantora Shakira, a barranquillera nais famosa do mundo, é a principal atração nas imediações do Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.( Foto: Epi Ren)
O que fazer na Colômbia?

San Andrés

San Andrés é uma autêntica ilha caribenha. O local, que é sede do arquipélago de San Andrés, Providência Santa Catalina.

É um destino de praia; a programação dos turistas é focada em passeios, mergulhos e tudo mais para aproveitar o mar caribenho.

O mergulho no mar irresistível, é excelente para fugir do calor dos trópicos ou observar peixes de variadas espécies devido às águas cristalinas e com boa visibilidade.

Na ilha não faltam praias para nadar e passeios para fazer. A praia mais popular é a Peatonal, que fica no centro e tem poucas ondas. Alugar um carrinho de golfe é a melhor maneira para circular e aproveitar para conhecer devagar os lindos locais, como West View e San Luis (um bairro residencial, sossegado, com um clima ameno que foge da modernização de uma grande capital). Não deixe de visitar, também, o Olho Soprador, um buraco na pedra que solta vento devido à força das ondas.

A praia Peatonal oferece a melhor estrutura para os turistas, tem lojinhas e um calçadão bom para caminhar de dia ou noite. Se a ideia é ficar numa praia mais deserta, não deixe de ir a San Luis, que não tem tanta estrutura, mas é ideal para descansar.

Cayo Rocoso, é uma ilhota da Colômbia localizada à 12°32′ de latitude Norte e 81°42′ de longitude oeste, no Departamento de San Andrés e Providência, à leste da ilha de San Andrés. (Wikipédia)

 

A Colômbia tem muitas opções de turismo, pra quem deseja conhecer além das lindíssimas praias de San Andres.

 Bogotá

Começando pela maior cidade colombiana e por onde provavelmente será sua porta de entrada ao país. Bogotá é a capital da Colômbia. Ponto de convergência de pessoas de todo o país, é diversa e multicultural e nela se misturam construções modernas como outras que evocam o seu passado colonial.

Uma paisagem de tirar o fôlego, que o olhar se perde nessa espécie de mar verde, formado pela Cordilheira dos Andes, nas montanhas que se erguem ao leste da cidade. Em Bogotá, além de curtir os espaços verdes ao ar livre, os viajantes encontram um destino ideal para curtir história, diversão, gastronomia, cultura e muito mais.

Os visitantes podem conhecer o Museu do Ouro, que guarda uma importante coleção de metais pré-hispânicos. Bogotá é uma cidade que combina história e modernidade.

https://commons.wikimedia.org
Medellín

Medellín, a “Cidade da Eterna Primavera”, uma cidade moderna, com bom sistema de transporte público e com o povo mais simpático de toda a Colômbia. Atualmente, Medellín não passa nem perto de ser o lugar que anos atrás era dominada pelo tráfico de drogas.

Por toda a cidade há diversos espaços públicos como praças e parques onde frequentemente acontecem shows e eventos de graça para toda a população.

Foto: Reprodução

Que tal conhecer lugares inesquecíveis?

Guatapé – uma das vistas mais incríveis da Colômbia.

Cartagena das Índias – Cartagena é um lugar que transborda história.

Parque Tayrona –  o Parque Tayrona é um dos  lugares  mais visitados no caribe colombiano. Mar com águas cristalinas, areia branca, vegetação por todos os lados e muitas trilhas, o lugar ideal para quem quer contato com a natureza no seu estado mais verdadeiro.

 Ciudad Perdida

Reconhecida pela UNESCO em 1981 como Patrimônio da Humanidade, a Ciudad Perdida foi a casa de uma antiga civilização que chegou a ter mais de meio milhão de habitantes.

Para se chegar à Cuidad você terá que caminhar alguns dias de trilha pela Sierra Nevada e é obrigatório a presença de um guia.

 

Caños Cristales –  “O rio mais bonito do mundo” ou “Rio de cinco cores”, o Caños Cristales ganha diferentes tons de cores devido a presença de determinadas algas. Melhor época de visitação é de junho a dezembro.

Tem muitos lugares bonitos pra se visitar na Colômbia, do bairro Pablo Escobar à Cali, a terra da salsa, você baila e se embala na beleza do país.

A Colômbia está incluído na lista dos países que você pode viajar sem passaporte.

Que tal a Colômbia ser o seu próximo destino? Faça um roteiro com todomundoviaja.com 

Por Rosana Soares