Booking.com
//Última Moda para Viajantes

Última Moda para Viajantes

Você sabe o que é um “foodie”? Não faz nenhuma ideia? E se eu te disser que todos temos um lado “foodie”, cá pra nós, quem nunca viajou para algum lugar e ficou procurando um restaurante com comidas típicas da região que atire a primeira pedra.

Booking.com

Acho que as coisas começaram a ficar mais claras, certo? Mas deixe-me explicar melhor, em português não existe uma palavra mais simples para definir e explicar e perfeitamente o sentimento de ser “foodie”, um “foodie” é um apaixonado por comida, iguarias das mais simples até as mais elaboradas, com todos os tipos de ingredientes que o mundo tem para oferecer, eles gostam de cozinhar e tudo o que tem a ver com culinária.

Foto: Michael Stern

“Foodie é um termo informal para uma classe particular de viciados em comida e bebidas”, pessoas que costumam fazer viagens gastronômicas, são adeptos do turismo culinário e estão sempre atrás de diferentes pratos. A palavra foi criada em 1981 por Paul Levy e Ann Barr, que a utilizaram no título do livro de 1984 The official Foodie Handbook (Manual Oficial do Foodie) 

Foto: Michael Stern

Foodies, no sentido mais radical da palavra, formam grupos que costumam perseguir determinados pratos ou ingredientes, estão sempre interessados por atividades que incluem a indústria de alimentos, cultura de vinho, criação de cervejas e toda e qualquer atividade que inclua culinária, seja ela seguir inaugurações ou re-inaugurações de restaurantes e tendências culinárias.

Foto: Karen Neoh

Um foodie normalmente tende a desenvolver interesses específicos em pratos, ingredientes ou temperos particulares, como pratos que levam em seu preparo um determinado tipo de pimenta ou até mesmo a melhor cerveja do estado. Exemplificando, quando você sobre a serra de Petrópolis atrás da rota cervejeira, você exerce o seu potencial foodie.

Vale explicitar que um foodie não é aquele cara glutão que está sempre atrás de comida, um foodie é alguém que sabe ou quer saber sobre ingredientes, preparo e origens de cada prato.

Mas e aí? Se você fosse fazer um roteiro foodie agora mesmo, para que lugar do mundo você iria?

Por Lorena Fernandes – Redatora de Conteúdo