Booking.com
//Já Ouviu Falar em Maracajaú?

Já Ouviu Falar em Maracajaú?

Maracajaú é uma comunidade costeira localizada no município de Maxaranguape, a 55 quilômetros de Natal, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte, Brasil. Com uma população de aproximadamente 2 000 habitantes, suas principais fontes de renda são a pesca e o turismo.

Maracajaú, é cercado por belíssimas praias, dunas, lagoas e coqueirais onde se pode passear a pé, de quadriciclo, buggy ou cavalo. Com mais de 300 dias de sol no ano, água morna e o melhor ar das Américas segundo a NASA, Maracajaú é uma pequena vila de pescadores famosa pela barreira de corais localmente conhecida como os Parrachos. Com uma bela e rica fauna e flora marinha, os Parrachos são considerados um dos 10 melhores locais do Brasil para prática de mergulho livre (snorkeling) e por suas condições naturais é excelente para pratica de mergulho autônomo.

Booking.com
Foto: Reprodução

Parrachos de Maracajaú, é uma cadeia de recifes de corais que ocupam uma área de treze quilômetros quadrados, situados a sete quilômetros de distância da costa. Lar de centenas de espécies de peixes multicoloridos, crustáceos e moluscos, os recifes de corais de Maracajaú fazem parte da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais do Rio Grande do Norte (APARC-RN) desde o ano 2001. Com uma bela e rica fauna e flora marinha, durante a maré baixa os corais se transformam numa imensa piscina natural de água cristalina, com profundidade variando entre 1.0 e 3.0 m.

Foto: Reprodução

A melhor maneira de conhecer Maracajaú e arredores é num passeio de buggy ou quadriciclo, é uma brincadeira de sobe desce nas dunas passando por lagoas de águas cristalinas, rios, belas praias e os arredores como Pititinga, o rio Guaxinin, o rio Punaú, Barra de Punaú ou a Lagoa do Baião Grande, entre outras. O passeio de cavalo pela praia, lagoas e as dunas é mais relaxado mas altamente aconselhável. Maracajaú e entorno é um verdadeiro parque de diversão natural e é aconselhável para todas as idades.

Foto: Reprodução

Maracajaú é ideal para os amantes dos esportes. Ótima opção para os apaixonados de Kitesurf que vêm cada vez mais do mundo inteiro para deleitar-se neste paraíso. Além dos esportes no mar como o Mergulho, o Snorkel, o Windsurf ou o Stand Up Paddle Surf, também pode fazer caiaque nos arredores de Maracajaú. No entardecer a melhor idéia é ir o Morro da Prazinha, a maior duna de Maracajaú, para descer ela fazendo Sandboard e ver o magnifico pôr do sol,com os amigos, a familia e os nativos que fazem capoeira. A cavalgada também e super relaxante pra quem aprecia.

MARACAJAÚ POSSUI AS MAIS EXTENSAS E BELAS DUNAS PARA LAZER E TURISMO: PASSEIO DE BUGGY E QUADRICICLO, SANDBOARD (TRANCA), CAVALGADA. (Foto: Reprodução)

Se estiver com tempo,aproveite pra dar um pulinho em Genipabu, fica a 42 quilômetros de distância, famosa internacionalmente por sua beleza, é o oásis do Rio Grande do Norte.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu que engloba uma praia, um grande complexo de dunas e uma lagoa e uma área de proteção ambiental. A cidade está localizada a 20 km do centro da capital do estado. A região destaca-se por ter imensas dunas e uma lagoa de águas doces, com um forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de buggy, jangadas e dromedários. As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento é muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, movendo a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região. É praticado nas dunas ao redor da lagoa, o chamado “esquibunda”. Os interessados descem as dunas sentadas em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa. Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugre e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski.

Foto: https://www.rn.gov.br/Turismo/Genipabu

Ficou curioso para conhecer Maracajaú? E Genipabu? São lugares extremamente bonitos, tudo isso escondidinho no litoral do Rio Grande do Norte, no coração do Brasil.

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com

Por Rosana Soares – Editora de Conteúdo