Booking.com
//A Cidade das Águas

A Cidade das Águas

São Lourenço é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, uma das mais conhecidas estâncias hidrominerais do Brasil. Faz parte do Circuito das Águas de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira.

Sua principal atração turística é o Parque das Águas com seu lago artificial de 90.000 metros quadrados, suas várias áreas arborizadas e jardins, seu Balneário com duchas, saunas, banhos de diversos tipos e quadras de esportes, e suas fontes de águas minerais.

Booking.com
Foto: http://www.saolourencomg.com

Atrações no Parque das Águas

Balneário de São Lourenço, (O Centro Hidroterápico) fica às margens do lago principal do Parque das Águas. Em estilo colonial, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época e frequentado por personalidades, como Getúlio Vargas, Martha Rocha, Juscelino Kubitscheck, entre outros.

É constituído por duas alas: uma masculina e outra feminina, que contém banheiras em estilo vitoriano, ofurôs, áreas de repouso, saunas e salas de massagens. O espaço também conta com excelentes profissionais capacitados para a aplicação das técnicas de bem-estar e práticas termais.

Os tratamentos realizados no Centro Hidroterápico são ministrados com água sulfurosa, que por sua composição físico-química é popularmente indicada para prevenção de patologias dermatológicas; alergias e doenças do colágeno; diabetes; e problemas respiratórios.

Foto: http://www.saolourencomg.com

Para aqueles que buscam se divertir com a família e ter mais contato com a natureza, o parque tem opções de lazer que vão agradar a todos.

Foto: http://www.saolourencomg.com

 

Se você pratica exercícios físicos e faz algum tipo de esporte, vai adorar esse lugar. O Parque das Águas tem quadras esportivas, academia, pista de Cooper e muito mais !

O Parque das Águas tem ao todo nove fontes, que jorram diferentes tipos de águas. Isso pressupõe um delicado sistema de composições rochosas e diversos aquíferos, com bolsões de água influenciados por diferentes minerais.

Fonte Oriente
Água Mineral Gasosa Natural
Além de possuir um sabor agradável, sua água é muito utilizada para o tratamento de distúrbios renais, digestivos e certos tipos de intoxicação. A fonte possui uma característica única por originar uma água naturalmente gasosa.

Fonte Andrade Figueira
Água Mineral Magnesiana
As propriedades deste tipo de água são ótimas para o tratamento de distúrbios hepáticos, vesícula biliar e certas alterações do intestino grosso. Porém, há uma contra indicação para os casos de úlcera péptica.

Fonte Vichy
Água Mineral Alcalina
Sua propriedade é muito benéfica para tratar problemas gástricos, renais e de vesícula biliar. Igual a esta, só existe outra fonte no mundo, localizada na cidade de Vichy, na França.

Fonte Ferruginosa
Água Mineral Ferruginosa
Rica em ferro, este tipo de água mineral serve para tratamentos de anorexia, anemia e astenia. Mas é muito importante ter cautela em seu uso, pois suas propriedades também podem provocar cólicas.

Fonte Alcalina
Água Mineral Alcalina
Seu uso colabora para a melhoria em tratamentos de úlceras gastroduodenais, além de dar grande alívio na hipercloridria. Tem também grande indicação para uricenía, auxiliando na eliminação do ácido úrico e cálculos renais.

Fonte Jaime Sotto Mayor
Água Mineral Sulfurosa
As propriedades desta água trazem diversos benefícios para o organismo. Internamente, contribui no tratamento de diabetes e distúrbios do intestino grosso, como colites crônicas e pós-infecciosas. Já externamente, ajuda a melhorar processos alérgicos da pele e doenças do colágeno. Além disso, os gases liberados desta fonte são usados no tratamento de sinusite e problemas respiratórios.

Fonte José Carlos de Andrade
Água Mineral Carbogasosa
Por conter lítio em sua composição, esta água mineral carbogasosa é muito eficaz para tratamentos de depressão e estresse, além de processos alérgicos e de colites.

Fonte Sulfurosa II
Água Mineral Sulfurosa
A ingestão deste tipo de água contribui para o tratamento de diabetes, distúrbios do intestino, processos alérgicos da pele, além de sinusite e outros problemas respiratórios.

Fonte Primavera
Água Mineral Ferruginosa
Por possuir ferro, seus benefícios se assemelham aos da fonte ferruginosa, mas seu sabor é mais intenso. Suas propriedades são ideais para o tratamento de anemia e anorexia, além de ajudar a diminuir o cansaço e a fadiga.

Mas, nem só de água vive São Lourenço.

ROTA DO CAFÉ

Rota do Café Especial mostra todo o processo de produção do café. Desde as plantações até o momento de colocá-lo na xícara. O passeio, que custa R$ 80 e tem limite máximo de 14 pessoas por grupo, dura cerca de 3 h 30 e faz uma viagem pelo tempo na fazenda em que ele é produzido.

No fim do passeio, depois de ter uma verdadeira aula sobre o café, os turistas participam de uma degustação com direito a pães de queijo e broa.

 

SÍTIO LAGOA SECA

São Lourenço é uma cidade que oferece opções para toda a família. O Sítio Lagoa Seca é um destes passeios que podem ser feitos tanto para adultos quanto por crianças.

O Sítio Lagoa Seca oferece um tour (R$ 25 por pessoa) que promove a vivência real entre as pessoas e os animais que estão lá.

visita é guiada por uma veterinária. Os turistas podem dar comida para ovelhascavalos e cabras, além de tirar leite da vaca. Aliás, é possível, inclusive, beber o leite recém tirado.

Foto: http://www.saolourencomg.com

 

PASSEIO DE MARIA FUMAÇA

Trem das Águas sai de São Lourenço aos sábados e domingos rumo à pequena cidade de Soledade, também em Minas Gerais. O trem percorre cerca de 9 km em trinta minutos e faz sua parada da estação por outros trinta minutos.

Foto: http://www.saolourencomg.com

CALÇADÃO E CENTRO

A noite no calçadão do centro da cidade há diversos bares e restaurantes, os preços são muito convidativos comparados aos de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, há lojas de artesanato e marcas famosas.

Há uma feira de artesanato cheia de roupas de frios. Vale o passeio.

Foto: http://www.saolourencomg.com


DOCES MINEIROS

A cidade possui diversas lojas e marcas de doces produzidos por lá.

Foto: http://www.saolourencomg.com

São Lourenço é uma cidade encantadora, cheia de opções de lazer para todas as idades. Tem diversos outros passeios como voo de balão, voo panorâmico de avião pela cidade, visita a  sede da Eubiose, a ciência da vida. Além daquele saboroso pão de queijo que só em Minas se encontra, São Lourenço se encontra na LISTA das dez cidades mais bonitas e baratas para se viajar no Brasil

Ficou com vontade de conhecer São Lourenço?

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com

Por Rosana Soares – Editora de Conteúdo