Booking.com
//Gramado… Região Das Hortênsias

Gramado… Região Das Hortênsias

Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias.

No coração da Serra Gaúcha, com paisagens encantadoras, um povo hospitaleiro e agraciado por um clima diferenciado, Gramado chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo neve no inverno.

Booking.com
Foto: http://www.gramado.rs.gov.br/turismo

Mas porque esse nome????

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

Gramado tem muitos atrativos durante o ano inteiro, mas a alta temporada ocorre no inverno quando muitos turistas, principalmente os brasileiros, vem para cidade na esperança de ver a neve.

 Rua Coberta:  Chamada originalmente de rua Madre Verônica, a Rua Coberta  está localizada no centro da cidade e na frente do Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado, e próximo da Igreja São Pedro. A rua ganhou uma cobertura (por isso o nome “Rua Coberta”) e decoração com várias plantas pendentes.  Aqui existem vários restaurantes e lojinhas, e frequentemente ocorrem eventos. Um ótimo lugar pra fazer um lanche ou  simplesmente tomar um chocolate.

Foto: Rua Coberta

Lago Negro:  é um lago artificial , que fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias. No lugar você pode alugar um pedalinho e aproveitar para fazer um passeio tranquilo.  No final de novembro/dezembro, ápice da florada das hortênsias.O lago fica ainda mais lindo, cercado por milhares de flores com tons entre o azul e roxo.

Foto:Lago Negro/Flickr.com

Mini Mundo: Parque a céu aberto que tem réplicas de construções do mundo 24 vezes menores do que as construções originais. lá você encontrará uma réplica da Usina do Gasômetro (Porto Alegre), o Neuschwanstein Castle (Alemanha), Museu Paulista (São Paulo), Aeroporto de Bariloche (Argentina) e muito mais.

 

Foto: Mini Mundo/Flickr.com

Igreja São Pedro: Localizada na Av. Borges de Medeiros, a Igreja Matriz São Pedro foi construída a partir de 1917 e grande parte de sua estrutura é de pedra. A igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Ao seu lado fica a a Fonte do Amor Eterno, uma fonte onde casais apaixonados deixam um cadeado com seu nome para selar seu amor.

Igreja Matriz São Pedro em Gramado

Gramado Zoo: considerado como por muitos o  melhor zoo da América do Sul,  o Zoológico de Gramado foi criado em 2008 com um conceito um pouco diferente dos demais. Com apenas animais da fauna brasileira, procura recriar o habitat natural do animal. O lugar também resgata animais em situações de risco, realiza pesquisas e oferece informações sobre os animais, seus hábitos e origens, também como maneira de incentivar a preservação.

Casal de gatos-mourisco/ atração do zoológico de Gramado/ Globo.com

Le Jardin: O Le Jardin é um parque da lavandas, que tem como objetivo mostrar a beleza de suas espécies de lavanda e incentivar os benefícios que suas propriedades podem trazer. No lugar são encontradas diferentes espécies de lavanda,  e jardins com outras espécies variadas que ficam floridas o ano inteiro. O Le Jardin tem entrada gratuita.

Foto: Francisco Aragão

 Snowland: Inaugurada no final de 2013, desperta a curiosidade de muitos viajantes. O lugar tem seu foco em atrações com neve. Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma “Montanha de Neve” artificial com pista para praticar esqui e snowboard, descida de boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação. É um lugar para toda a família, é uma excelente atração para um dia de chuva, afinal, o lugar é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa, para entrar no complexo é necessário pagar e ainda há atividades que são cobradas a parte. Você pode adquirir o ingresso online.

Foto: Portal SESCSP

Conhecer as fábricas de Chocolate: Geralmente essas fábricas abrem suas portas para receber turistas e mostrá-los como é o processo de produção do chocolate, como funcionam as máquinas, quais os ingredientes utilizados na criação de seus doces e algumas possuem um espaço temático.

Foto: Divulgação/Mapa de Gramado

Pois é, em Gramado tem muitas atrações para todos os gostos. A cidade é boa pra se visitar em todas as épocas do ano. Um clima aconchegante, um povo hospitaleiro e com bons restaurantes. O inverno é convidativo, a primavera é encantadora e sem dúvida o Natal de  Gramado é surpreendente, as ruas e lojas que se enchem de enfeites e luzes. Avenidas viram palco de desfiles e atividades natalinas. A emoção e a magia estão por toda a parte. A festa dura quase 3 meses: novembro, dezembro e início de janeiro.

Foto: Francisco Aragão

Os turistas  invadem Gramado nessa época, a grande dica é se programar com antecedência para que a viagem seja inesquecível.

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com

Por Rosana Soares – Editora de Conteúdos