Booking.com
//Vai Viajar? Vá de Trem.

Vai Viajar? Vá de Trem.

 

Muito se fala de viagens de trem pela Europa, de como a paisagem é linda, e que tem até um certo requinte e luxo, conhecer diversas cidades por esse meio de transporte.

Booking.com

Um sistema bem eficiente, com estações organizadas e que oferecem excelente estrutura: restaurantes e lanchonetes, caixas eletrônicos e casas de câmbio, pontos de informação turística , além de trens ultra modernos e confortáveis, com vagão-restaurante, Internet wifi e muito mais.

Soma-se a isso, ainda, a tranquilidade em não precisar chegar à estação com duas ou mais horas de antecedência, como no caso das viagens de avião.

No Brasil o cenário também é muito atrativo, viajar nos trens nacionais de passeios podem garantir uma experiência incrível. Por ele você percorre roteiros que te levam para diferentes regiões do Brasil, onde há cachoeiras, vales, montanhas, campos e mirantes.

Partindo da Estação Rodoferroviária de Curitiba no Paraná com destino a Morretes – PR , são 110 km  de atrações  como  o Parque Estadual do Marumbi, região belíssima com vegetação de mata atlântica, rupestre e campos de altitude; Estação Marumbi onde descem alpinistas ; Pico do Marumbi, 1.547m de altitude em meio a uma cadeia de montanhas; quedas d’água (70m) do Rio dos Macacos sobre laje granítica; vista panorâmica da Serra da Graciosa; curvas, túneis, viadutos e pontes; e guias que informam sobre a história local e pontos turísticos.

Foto: https://www.flickr.com/photos/cesar_camilla

Saindo de São João del Rey  em Minas Gerais com chegada em Tiradentes, com um percurso de 13 km encontramos cidades históricas; rotunda da estação de São João del Rey e Museu Ferroviário; o Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709); a Serra de São José; as fazendas mineiras.

Foto: https://aviesp.com

A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. No prédio, construído no século 19, funciona o Museu Ferroviário com um  acervo que reúne objetos que contam a história da ferrovia no Brasil e na região, como a EFOM nº 1, a primeira locomotiva da ferrovia. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.

Partindo para o Rio grande do Sul encontramos o Trem do Vinho, saindo de  Bento Gonçalves até Garibaldi/Carlos Barbosa (RS) com um percurso de 23 km com paisagem serrana, apresentações teatrais e de danças típicas dos imigrantes, degustação de queijos vinhos e champanhe.

Foto: Shutterstock

Se viajar de trem pela Europa é fascinante, no Brasil também é,  pois temos vários passeios que nos deixam fascinados , pela beleza natural do nosso país e pela criatividade de um povo que sabe extrair  o melhor daquilo que generosamente a natureza nos oferece, sem contar com a receptividade do nosso povo tão acolhedor.

Existem outros passeios que podem ser realizados de trem em nosso país.

Campinas até Jaguariúna (SP) –  24 km

Serras Capixabas – Viana até Araguaia (ES) –  46 Km

Belo Horizonte (MG) até Cariacica (ES) – 664 Km

Trem do Pantanal – Campo Grande até Miranda (MS) – 130 Km

https://www.flickr.com/photos/soldon

Não poderíamos deixar de mencionar o Trem do Corcovado – Rio de Janeiro, onde podemos ver a Floresta da Tijuca, Monumento Cristo Redentor, Vista do Mirante para a cidade do Rio de Janeiro e a antiga Estação Cosme Velho.

Que tal uma viagem diferente? Da próxima vez que for viajar faça um passeio de trem , você vai se surpreender.

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com

Por Rosana Soares – Editora de Conteúdo