Booking.com
//Trancoso é Um Estado de Espírito

Trancoso é Um Estado de Espírito

Trancoso é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. Não é só um belo conjunto de praias ou uma pequena cidade rústica. Trancoso é leve, descontraída,informal, mas com um quê de sofisticação.

As Praias

Booking.com

A maneira mais agradável de conhecer as praias de Trancoso é caminhando. Entre um mergulho e outro no mar de águas verdes, a vegetação de coqueirais chama a atenção no cenário.

Praia dos Coqueiros

Como o nome já revela, a Praia dos Coqueiros possui muitas árvores que fazem sombra para os visitantes, além da água de coco. Tudo em um cenário tipicamente baiano encontrado em Porto Seguro.

A Praia dos Coqueiros é uma das mais acessíveis de Trancoso. Localizada a alguns minutos do Quadrado central de Trancoso e do lado da Praia dos Nativos.

A Praia dos Coqueiros é  ideal para quem quer passar o dia com a família e com crianças. O mar é calmo e existe bastante sombra para quem quer evitar ficar o dia inteiro no sol.

Fotos: https://www.flickr.com/photos/soldon/

Praias dos Nativos

O rio Trancoso deságua aqui, formando uma lagoa. A praia é a mais próxima da vila e é frequentada, em especial, pelos hóspedes das pousadas situadas ali perto.

Foto:http://www.trancosobahia.com.br/

Rio da Barra

A bonita praia do Rio da Barra tem barracas e pode ser explorada a pé, a partir da praia dos Nativos, ou de carro (acesso pela estrada de terra que leva a Arraial d´Ajuda).

Foto:http://www.trancosobahia.com.br/

Pra quem procura sossego, as praias de Trancoso são extensas e convidam a longas caminhadas e desfrutar de um recanto deserto. Um passeio a bela e pacata Praia do Espelho é fundamental.

Foto:http://www.praiadoespelho.net.br/

Mas o centro das atenções é o Quadrado de Trancoso, uma enorme área principal coberta de capim baixinho onde despontam uma igreja do século XVII e dezenas de casas antigas, transformadas em pousadas, boutiques e restaurantes.

Foto: https://commons.wikimedia.org

No Quadrado existem boas opções de restaurantes e pousadas tudo muito simples, porém com certo requinte e cordialidade. Imagine , basta dar uns vinte passos para que se alcance o mar.

Trancoso tem uma concorrida agenda de festas rave , especialmente no verão, onde o agito começa na madrugada e vai até a tarde do dia seguinte. Onde visitantes e nativos se  encontram para uma confraternização e perfeita harmonia. E aí ? Resiste aos encantos de Trancoso?

Faça um roteiro com Todomundoviaja.com

Por Rosana Soares – Editora de Conteúdo